Experiências em Educação para Cidadania Global
Mesas-redondas, Oficinas e Grupos de Partilha

Boa parte dos convidados para as mesas-redondas são mestres recém-formados do curso de Mestrado Profissional em Gestão Escolar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Os pôsteres que serão apresentados são resultados dos trabalhos de pesquisa realizados na Especialização em Educação Jesuítica, também originária da parceria entre RJE e Unisinos. Acesse a lista das mesas-redondas e Oficinas:

Mesa 1
Gestão em Rede
LOCAL: Salão São Luís (Térreo)
Mesa 2
Cidadania Global
LOCAL: Teatro (1º andar HL)
Mesa 3
Aprendizagem
LOCAL: Pe. Antonio Vieira (2º andar HL)
Sistema de Qualidade de Gestão Escolar / RJE / Educate Magis ONU Intercolegial / Encontro de Formação Integral/ Intercâmbio em Fordham Aspectos Formativos e Aprendizagens Conclusivas da Educação Básica
Mora Podestá (FLACSI)
Ir. Raimundo Nonato (RJE)
Ciara Beuster (Educate Magis)
Mediador: Juliano Oliveira (Loyola)
Osvaldo Navarro (Vieira)
Isabela Fernandez Santos (Santo Inácio RJ)
Nicole Balhestero Willy (São Luís)
Mediador: Paulo Henrique (Jesuítas)
Agripa da Silva Mairink (Loyola)
Roberta Uceda (Medianeira)
Sandra Vaiteka (São Luís)
Mediador: Fernando Guidini (Medianeira)
  
Mesa 4
Identidade e Formação Humana
LOCAL: Sala C 311 (3º andar HL)
Mesa 5
Currículo e Inovação
LOCAL: Sala C 313 (3º andar HL)
Mesa 6
Práticas Pedagógicas
LOCAL: Sala C 315 (3º andar HL)
Formação Humano-Social, Espiritualidade e Identidade Inovação Educação Infantil, Catalunha e Criatividade  Avaliação Docente, Reinvenção de Práticas e Currículo Multirreferencial
André Gan (Santo Inácio – RJ)
Márcio Marcelo Sabino (Jesuítas)
Ir. Marcos Epifanio (SANFRA)
Mediador: Pe. Sérgio Mariucci (BRA)
Gisele Alves (Anchieta-RJ)
Mariângela Risério (Vieira)
Maylon da Motta (Anchieta-RJ)
Mediador: Ana Loureiro (Santo Inácio -RJ)
Gabrielle Borba (Catarinense)
Daniela Conti (SANFRA)
Ana Paula Marques (CAV)
Mediador: Louisa Farina (Catarinense)
 
Mesa 7
Inclusão
LOCAL: Sala C 401 (4º andar HL)
Mesa 8
Gestão Escolar
LOCAL: Sala C 501 (5º andar HL)

 

Gestão e Práticas Inclusivas Clima Escolar, Comunicação e Liderança
Rosemere Lira (ESAR)
Natália dos Santos (Catarinense)
Maria Margareth Rodrigues (Diocesano)
Mediador: José Teixeira (Vieira)
Alessandro Quadrado (Medianeira)
Ana Lúcia Vieira (Santo Inácio – RJ)
Dayse Lacerda (Loyola)
Mediador: Julival Alves (Diocesano)
Oficina 1
Título: Ciranda das Artes: a poética do ser brincante na produção textual
Unidade: Colégio dos Jesuítas (MG) 
Equipe: Marcos Monrsi Bavuso Ribeiro
Magali Machado Silva Jobim
Guilherme Augusto de Oliveira
Barbara Fassheber de Moraes
Victor Augusto de Almeida Tirapani
Local: Sala C 319 (3º andar HL)
Através de dinâmicas lúdicas e de relaxamento, a oficina propõe um mergulho sensorial que favoreça a produção de textos escritos. Pretende possibilitar a experimentação de um instrumento pedagógico que ultrapasse uma visão racionalista da produção textual e impulsione o prazer do gesto autoral através das artes.
Oficina 2
Título: Debate
Unidade:  Colégio Santo Inácio (RJ)
Equipe: Marcus Vinicius Borges da Silva Machado
Rodolfo de Souza Braga
Local: Sala Padre Arrupe (Térreo)
A oficina tem com foco o desenvolvimento de habilidades relacionadas à retórica e à oratória, associadas às perspectivas do saber ouvir e colocar-se diante do outro. Propõe a simulação da prática do Debate, com a participação de alunos como vogais.
Oficina 3
Título: Educação STEM: uma proposta que integra Internet das Coisas (IOT) e Sustentabilidade
Unidade:  Colégio Santo Inácio (RJ)
Equipe: Marcus Vinicius Borges da Silva Machado
Mauricio Ribeiro Gomes
Charles Esteves Lima
Local: Sala C 315 (3º andar HL)
Fundamentado na filosofia de ensino da educação STEAM, com base na aprendizagem significativa, na resolução de problemas da vida real e no princípio de “mão na massa”, a oficina, a partir de uma metodologia que associa tecnologia educacional e projetos de sustentabilidade, integra o uso de sensores e dispositivos eletrônicos, conceito de IOT e o controle e monitoramento ambiental no espaço da escola. Pretende apresentar ferramentas digitais e aplicativos que permitem um monitoramento remoto e telemétrico de variáveis físicas, como a umidade e a temperatura.
Oficina 4
Título: África – A cultura afro-brasileira: fazemos parte dessa tribo
Unidade: Colégio São Francisco Xavier (SANFRA)
Equipe: Daniela Carla Miraglia Ragazi da Silva
Gislene de Souza Dantonio
Raquel Kassaoka
Local: Sala C 102 (1º andar HL)
Pretende-se incentivar um estudo mais aprofundado sobre a História da Cultura Afro-Brasileira, criando espaços com manifestações artísticas que promoverão a releitura da história do mundo africano e da diversidade cultural existente em nosso país. A oficina propõe a confecção da boneca Abayomi e do instrumento de sopro Kazoos, além da exposição de trabalhos realizados por estudantes.
Oficina 5
Título: Encantos do cordel e os 4 C’s
Unidade: Colégio São Francisco Xavier (SANFRA)
Equipe: Kenia de Curtis Sinckevicius
Renata Lencioni Romero
Local: Sala C 428 (4º andar HL)
A oficina pretende promover a valorização da cultura nordestina através da literatura de cordel. Prevê o contato direto com esse tipo de literatura a partir de autores consagrados e de produções de estudantes, propondo a construção de sextilhas vinculadas aos 4Cs e releituras de xilogravuras.
Oficina 6
Título: Desafios e aprendizagens na implementação do PEC: a experiência do Colégio São Luís
Unidade: Colégio São Luís (SP)
Equipe: Sônia Maria Vasconcellos de Magalhães
Local: Sala Pe. Antonio Vieira (2º andar HL)
Compartilhar o processo e as aprendizagens da rota de implementação do PEC nos últimos três anos no Colégio São Luís é o foco dessa oficina. O CSL vem realizando um processo orgânico de inovação desenhado a partir de quatro grandes áreas: currículo, organização e estrutura, infraestrutura e comunicação. A apresentação da experiência vivida será feita através de uma exposição compartilhada, com apresentação de dados e indicadores de resultados do processo e com informação qualitativa sobre a percepção de pais, alunos, professores e funcionários.
Oficina 7
Título Lyrics: letras de música tratadas como texto poético na versão para outra língua
Unidade Colégio Medianeira (PR)
Equipe Anna Carolina Legroski
Local: Sala C 401 (4º andar HL)
A oficina pretende demonstrar uma prática interdisciplinar de Literatura e Língua Inglesa com as turmas de 2ª série do Ensino Médio. Propõe que os participantes vivenciem as etapas do trabalho referentes à tradução, versão e adequação de uma letra de música em inglês para o português, estimulando a heterogeneidade de níveis de conhecimento da língua inglesa. Contará, ainda, com a exibição de trechos de trabalhos que se destacaram entre as produções dos estudantes.
Oficina 8
Título Oficinas Enem: Um Itinerário Formativo Inaciano para promoção da Cidadania Global em conexão com a BNCC
Unidade Colégio Antônio Vieira (BA)
Equipe Gilda da Silva Albuquerque
Flávio Rogério Magalhães
Local: Sala C 419 (4º andar HL)
Conhecer a experiência do Colégio Antônio Vieira na promoção de pedagogias formativas críticas, que articulam conhecimento e sensibilidade na qualificação do desempenho dos jovens no ENEM e em especial, na sua capacitação para atender às demandas do século XXI é o objetivo dessa oficina. Além de dar a conhecer a experiência do CAV na concepção, implantação e desenvolvimento de itinerários formativos optativos para o ENEM, pretende-se vivenciar o modelo de uma dessas oficinas.
Oficina 9
Título Protagonismo Estudantil e Currículo Vivo: A Experiência dos Núcleos Vieirenses
Unidade Colégio Antônio Vieira (BA)
Equipe Marli Conceição Sales
Mariana Ruback Santana Pacheco
Ricardo Soares Penido
Local: Sala C 414 (4º andar HL)
A oficina pretende dar a conhecer a experiência dos Núcleos Vieirenses, identificando-os como espaço de desenvolvimento do protagonismo estudantil e da formação integral. Propõe, ainda, a construção de diretrizes e de critérios de avaliação da atividade a partir de template elaborado pelos facilitadores, utilizando as referências do Estudo de Participação Estudantil do Porvir, do Documento Juventudes Pela Educação e do PEC
Oficina 10
Título Stop Motion como recurso pedagógico: aprendizagem lúdica e ativa
Unidade ETE (MG)
Equipe Susana Bianca de Andrade
Gabriela Cardoso de Faria
Zorilda Alves de Sá
Eduardo Abranches Silva Lopes
Local: Sala C 501 (5º andar HL)
A oficina pretende apresentar a técnica de animação stop motion como recurso pedagógico focado na aprendizagem ativa aliada à ludicidade, bem como as possibilidades de sua utilização em diferentes disciplinas. Propõe a apresentação da teoria que embasa a atividade e a oportunidade de compreender sua realização desde o roteiro até a edição da animação.
Oficina 11
Título Construindo Pontes – analisando os processos administrativos e acadêmicos nos colégios
Unidade Colégio São Luís (SP)
Equipe Sandra Vaiteka
Local: Sala 2020 (Térreo)
A oficina propõe uma reflexão sobre o ambiente em que trabalhamos, a partir da relação entre as ações dos gestores e professores. Por meio de uma análise situacional, pretende-se que os participantes encontrem “incidentes críticos” em seu cotidiano e pensem nos desenhos dos processos – administrativos e acadêmicos – que conduzem à análise de seus contextos, propondo soluções para os problemas.
Oficina 12
Título Projeto João de Barro – Diálogos curriculares promovendo ações para o desenvolvimento da cidadania Global com estudantes
Unidade Colégio Medianeira (PR)
Equipe Eliane Barreto Maia Santos
Local: Sala C 512 (5º andar HL)
Pretende-se ampliar o horizonte dos participantes sobre as possíveis ações que envolvem diretamente os estudantes enquanto agentes protagonistas de transformação da sociedade, na busca de soluções para problemas que envolvem principalmente a produção de resíduos e  questões ambientais. A oficina visa reviver as etapas do projeto desenvolvido com estudantes de 5º ano. A dinâmica objetiva aproximar os participantes da vivência de todas as etapas do projeto até a confecção da placa de edificação sustentável, que unidas a outras semelhantes formam as paredes da estrutura arquitetural.
Oficina 13
Título Oficina de Monitoria Estudantil
Unidade Colégio Catarinense (SC)
Equipe Claudia Maggioni
Local: Sala C 513 (5º andar HL)
A oficina pretende socializar a experiência do Colégio Catarinense com o Projeto de Monitoria Estudantil, apresentando seu histórico, fases e processo de organização. O projeto pressupõe o protagonismo do estudante e seu engajamento no auxílio a colegas do próprio Colégio ou de escolas públicas.
Oficina 14
Título Projeto Cadeira Vermelha – Educate Magis
Unidade Colégio Anchieta (RS)
Equipe Marcia Peixoto Schivitz
Adriana Cristina Bassi
Valeria da Silveira Machado
Local: Sala C 302 (3º andar HL)
A oficina pretende dar a conhecer a experiência do colégio Anchieta como multiplicador do movimento global RED CHAIR – da plataforma Educate Magis, que visa defender o direito de crianças e adolescentes de frequentarem a escola. A partir de atividades práticas, propõe a elaboração e defesa de direitos fundamentais das crianças.
 
 
Oficina 15
Título Character Strengths, and Virtues
Unidade Colégio Anchieta (RS)
Equipe Lucila Hotzel Escardo
Adriane Balzaretti Caldas
Local: Sala C 515 (5º andar HL)
Baseada no projeto intitulado Character Strengths and Virtues,  a oficina propõe uma atividade prática da disciplina de língua inglesa, em que se evidenciam as dimensões socioemocional e espiritual religiosa, buscando desenvolver as habilidades relacionadas ao autoconhecimento. Pretende apresentar o contexto original do projeto e seu público-alvo, propiciando aos participantes a vivência nos moldes experimentados pelos estudantes.
Oficina 16
Título Estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da competência leitora
Unidade Colégio Anchieta (RJ)
Equipe Alexandre Nicolas Soares
Local: Sala C 517 (5º andar HL)

Apresentar aos professores, em especial os da área de Linguagens, mais especificamente os de  Língua Portuguesa, conceitos relativos à Psicolinguística e à Psicologia Cognitiva que se utilizam das estratégias de Teste de Cloze, Monitoramento do texto e Elaboração de perguntas (Inferências) para desenvolver as habilidades referentes à Competência Leitora. Assim a oficina será dividida em dois momentos: um mais teórico e o outro prático para uma melhor vivência, por parte dos professores participantes, das estratégias apresentadas. Ao final, os professores deverão ser capazes de adaptar, replicar e criar novos recursos pedagógicos ao longo de suas aulas, com a certeza da importância de seu papel como mediador do desenvolvimento das competências e habilidades do educando sob os seus cuidados.

Oficina 17
Título Iniciativas e projetos globais através do Educate Magis
Unidade Educate Magis
Responsável Ciara Beuster 
Local: Sala C 510 (5º andar HL)

¿Buscas herramientas y/o recursos para ayudarte a añadir una perspectiva global a tus clases? ¿Te interesa la educación para la ciudadanía global, pero no estás muy seguro/a de qué es o cómo comenzar a introducirlo en el aula? En este taller exploraremos cómo las escuelas jesuitas de todo el mundo están mejorando su conocimiento sobre la ciudadanía global, implementando proyectos e iniciativas globales, conectándose con otras escuelas jesuitas y compartiendo sus planes de clases y/o experiencias. Te invitamos a participar en este taller, donde te brindaremos herramientas para añadir una perspectiva global a tus clases y sacar el máximo provecho de Educate Magis, la comunidad en línea para escuelas jesuitas de todo el mundo (a oficina será ministrada em espanhol).