Palestrantes

Prof.ª Dra. Bernardete Gatti
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Sênior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico – Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice-Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

PALESTRA: Educação para a Cidadania Global – Formação de Professores
TRANSMISSÃO AO VIVO: Dia 04/10, das 08h30 às 10h00

Prof. Dr. Fernando Reimers
Professor da Fundação Ford de Prática da Educação Internacional e Diretor da Iniciativa de Inovação em Educacional e do Programa de Política Educacional Internacional da Escola de Educação de Harvard. Especialista no campo da Educação para a Cidadania Global, sua pesquisa e ensino se concentram na relação entre política educacional, inovação, liderança e melhoria da qualidade para ajudar crianças e jovens a desenvolverem as habilidades necessárias para prosperarem no século 21. O Dr. Reimers trabalhou extensivamente no desenvolvimento de abordagens e ferramentas para promover o diálogo educacional e a aprendizagem organizacional como uma forma de aproveitar as sinergias entre a prática educacional, a pesquisa e a política. Ele trabalha em vários conselhos consultivos e comitês em Harvard, especialmente focados em promover a missão global da universidade e em promover a inovação através do uso da tecnologia. Ele trabalha na faculdade de Harvard desde 1998. Anteriormente, trabalhou na Universidade Central da Venezuela, no Instituto de Desenvolvimento Internacional de Harvard e no Banco Mundial.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: Desafios e Práticas Inovadores em Educação para a Cidadania
TRANSMISSÃO AO VIVO: Dia 03/10, das 10h30 às 12h00

Prof. Dr. Pe. José Alberto Mesa, SJ
Atual Secretário Mundial para a Educação Secundária da Companhia de Jesus. Como tal, auxilia o Padre Arturo Sosa, SJ na Coordenação da Rede Global de Escolas Jesuítas, animando a renovação contínua da Educação Jesuíta e os projetos que desenvolvem o potencial apostólico internacional da Educação Secundária e Pré–secundária Jesuíta. Também é professor visitante na Universidade de Loyola, em Chicago, atuando nas áreas de Filosofia da Educação e Pedagogia Inaciana. É Mestre em Educação, pela Universidade de Harvard, com especialização em Desenvolvimento Humano e Psicologia e Doutor em Filosofia e Educação pelo Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova York. Trabalhou por muitos anos em diferentes escolas em seu país de origem, Colômbia. Seus interesses de pesquisa são, principalmente: Educação Moral, Educação para a Cidadania e Educação/Pedagogia Inaciana/Jesuíta.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Educação Jesuíta para a Cidadania Global
TRANSMISSÃO AO VIVO: Dia 03/10, das 08h30 às 10h00

Prof. Dr. Pe. Luiz Fernando Klein, SJ

Padre Klein é o atual Delegado para Educação da CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe). É mestre em Teologia pela PUC-Rio e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), além de ter extensa atuação no campo educacional. Ele já foi diretor e pesquisador do Centro Pedagógico Pedro Arrupe, reitor dos colégios Santo Inácio (Rio de Janeiro) e São Luís (São Paulo). Participou também de duas comissões internacionais que elaboraram os documentos “Características da Educação da Companhia de Jesus” e “Projeto Educativo Comum” da CPAL. O jesuíta também é autor de diversos livros e artigos, entre eles “Atualidade da Pedagogia Jesuítica” e “Educação Personalizada: desafios e perspectivas”. Outros textos de sua autoria podem ser encontrados no site www.pedagogiaignaciana.com, do Centro Virtual de Pedagogia Inaciana.

MESA DE REFLEXÃO: A promoção de uma educação para a Cidadania Global – Traçando rotas