Uma tradição viva: O Caminho Contemporâneo para a Renovação e Colaboração

Olhando para a história mais recente da Educação Jesuíta no mundo, os últimos 60 anos têm tido um número surpreendente de avanços e eventos, resultando no que o atual Secretário para Educação Jesuíta, Pe. José Mesa, chama de o caminho contemporâneo para a renovação e colaboração.

Um momento chave neste caminho foi em 1967, quando a Congregação Geral XXXI constituiu o Secretariado para a Educação. Assim, iniciou-se um percurso de reflexão sobre formas de renovar a proposta educativa da Companhia de Jesus no mundo.

Seis anos depois, no Congresso de Antigos Alunos Jesuítas Europeus, ocorrido em Valência, na Espanha, o então Superior Geral da Companhia, Pe. Pedro Arrupe, apresentou o que ainda é considerado um dos discursos mais influentes na Educação Jesuíta, a alocução “Homens e Mulheres para os demais”.

Em 1980, o Pe. Arrupe criou a ICAJE, Comissão Internacional para o Apostolado Educativo Jesuíta (sigla em inglês), com o objetivo de incentivar a renovação educacional dos colégios e assessorar o Secretariado. A ICAJE continua este trabalho até hoje, contribuindo significativamente para a animação da Rede Global de Colégios e para a coordenação da renovação em curso, garantindo que estejamos respondendo aos sinais dos tempos.

Em 1986, após vários anos de reflexão e discussão, a ICAJE publicou o documento “Características da Educação Jesuíta”, delineando 28 características para a educação jesuíta.

Em 1993, a ICAJE deu sequência com a publicação do “Paradigma Pedagógico Inaciano” (PPI), que estabelece uma abordagem de ensino e aprendizagem baseada na dinâmica e nos princípios dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

Comentando a publicação do PPI, o então Superior Geral, Pe. Kolvenbach, ratificou a formulação de Arrupe “Homens e Mulheres para e com os demais” e expandiu seu significado acrescentando que nosso objetivo como educadores é “formar homens e mulheres competentes, conscientes e comprometidos na compaixão”, agora comumente referidos como os 4Cs.

Continuando nesse caminho contemporâneo de renovação, em 2012, pela primeira vez na história da Companhia, com o incentivo do Pe. Geral Adolfo Nicolás, e sob a orientação da ICAJE, os líderes dos colégios jesuítas em todo o mundo se reuniram em Boston, EUA, para o Colóquio Internacional sobre Educação Secundária Jesuíta, ICJSE. Neste colóquio, a necessidade e o potencial de se trabalhar como uma rede global foi reconhecido e destacado.

Em 2014, um grupo menor de representantes internacionais se reuniu em Manresa, na Espanha, para participar do SIPEI (Seminário Internacional de Pedagogia e Espiritualidade Inacianas). Este Seminário enfocou os quatro C’s – consciência, competência, compaixão e comprometimento – como os pilares da Educação Jesuíta, inspirando a publicação do documento “A Excelência Humana”, no ano seguinte.

Em 2015, foi lançada a plataforma Educate Magis, como um projeto do Secretariado para a Educação. A ideia e os planos foram elaborados nos dois anos anteriores, à medida que esses encontros globais estavam acontecendo. O objetivo da plataforma é ajudar a Rede Global de Colégios Jesuítas a responder ao chamado do Pe. Geral à universalidade, oferecendo um espaço virtual para intercâmbio e colaboração.

Em 2017, foi realizado o 1º Congresso Internacional dos Delegados para Educação Jesuíta – JESEDU, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O Congresso foi concebido como o estágio final do processo de discernimento iniciado em 2012, em Boston, reconhecendo o caráter global da rede, identificando raízes comuns e discutindo os desafios atuais. Na conclusão do congresso, os Delegados publicaram uma Declaração de Acordos Finais com treze ações, divididas em quatro áreas-chave, que se comprometeram a implementar em todas as escolas e colégios jesuítas do mundo.

Este primeiro ciclo de nove anos de discernimento e encontros globais, intitulado Descobrindo Nosso Potencial Apostólico Global, forneceu uma maneira de garantir que o trabalho da Rede Global de Colégios Jesuítas seja não apenas sustentável, mas que esteja em constante reflexão sobre o nosso mundo. Esses encontros globais ajudam a fornecer estrutura, direção e um importante elemento de conexão humana, à medida que os colégios jesuítas se esforçam para agir como um corpo universal com uma missão universal. O próximo ciclo de discernimento, chamado Caminhando como Rede Global a Serviço da Missão, começará com o Colóquio JESEDU-Jogja2020, que acontecerá em Yogyakarta, na Indonésia.

Versão original em Inglês.

Autoria: Ciara Beuster, Educate MAGIS

Tradução: Pedro Risaffi