O Projeto Educativo Comum (PEC) é o documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE), tendo como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes.

O PEC é o resultado de discussões e reflexões realizadas nas escolas e colégios de todo o Brasil e evidencia a preocupação da RJE e da Companhia de Jesus em formar pessoas capazes de responder às demandas da vida e do mundo do trabalho com inovação, criatividade, responsabilidade e respeito à Casa Comum.

Para desenvolver os diversos tempos e espaços de aprendizagem, o PEC está dividido em quatro dimensões do processo educativo:

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1.CURRICULAR 

2. ORGANIZAÇÃO,
ESTRUTURA E RECURSOS

3. CLIMA INSTITUCIONAL

4. FAMÍLIA E
COMUNIDADE LOCAL

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• Dimensão curricular: sendo o currículo o ponto fundante da proposta educacional da RJE, o PEC desafia as escolas e os colégios a romper com a ideia do saber canônico e com a noção pragmática e cartesiana da construção do conhecimento. Para uma instituição da Companhia de Jesus, a aprendizagem se dá coletivamente, por meio da troca de experiências e vivências.

• Dimensão da organização, estrutura e recursos: todos os setores e departamentos de uma instituição da RJE precisam estar voltados à aprendizagem integral do estudante, por isso, a gestão de escolas e colégios jesuítas tem como foco o compromisso de movimento contínuo com a ressignificação de tempos e espaços de formação estudantil.

• Dimensão do clima institucional: o cotidiano escolar é ferramenta importante nos processos pedagógicos. A convivência e a interação entre os membros da comunidade educativa são os pontos-chave do clima institucional em uma escola jesuíta. Segundo o PEC, falar em convivência e interação, pressupõe o respeito, a confiança, o acolhimento e o comprometimento.

• Dimensão da família e comunidade local: a RJE entende que a família é um importante elemento na prática da aprendizagem integral por meio da construção coletiva do conhecimento e na partilha de vivências e experiências. O vínculo entre o vínculo entre a instituição de escolarização e as famílias permite a formação mútua. Essa dimensão promove também o diálogo constante e ininterrupto com os ex-alunos, as associações de pais e professores, a igreja local e os moradores do entorno das instituições.

Nesse sentido, o PEC reafirma as escolas e colégios da RJE como obras apostólicas da Companhia de Jesus, voltadas para uma educação para a cidadania.