Project Description

Líderes dos Unidades da RJE participam do 7º Fórum das Equipes Diretivas

As lideranças das Unidades da Rede Jesuíta do Brasil estiveram reunidas no 7º Fórum das Equipes Diretivas da RJE entre os dias 15 e 17 de junho. As equipes contam com representantes das áreas acadêmicas, administrativas, pastoral e ensino religioso das 17 Unidades de educação básica pelo país. Ao longo do Fórum, os líderes receberam formações e partilharam acerca de temas como: o Ano Inaciano, Pacto Educativo Global, Tendências da Educação no Pós-Pandemia e outros assuntos que aparecem no cotidiano escolar. O evento contou com presença do Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas do Brasil, destacando a importância da Cultura do Cuidado.   

Durante as manhãs do encontro, momentos de orações abriam as reuniões com meditações tendo um colégio como responsável por dia. Uma forma de celebrar a diversidade das Unidades que a Rede tem no país.

As equipes refletiram sobre o Ano Inaciano, festividade que comemora os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola (anoinaciano.org.br). A meditação foi conduzida pelo P. Laércio de Lima, Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da BRA, sua fala relembrou a história de Inácio, nos ensina sobre gestão, o jovem que buscava glória acima de tudo e, consternado, lançou um olhar novo, e perguntou: o meu horizonte me leva para qual lugar? Inácio encontrou consolação num projeto comum a todos.

“Muito interessante perceber o processo de construção da ‘consciência’, vivido por Inácio durante sua conversão que, acredito, durará por toda a sua vida”, partilhou via Alexandre Marins, Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta de Nova Friburgo( RJ).

Num segundo momento, Pe. Luís Fernando Klein, Delegado de Educação da CPAL, apresentou outro assunto presente na educação católica mundial: o Pacto Educativo Global (PEG) proposto pelo Papa Francisco. Klein destacou como a educação traz luz, ajuda a pessoa a transcender, e toda mudança tem necessidade de um caminho educativo. A educação é um ato de esperança, concluiu o jesuíta.

O PEG também esteve presente em outra ocasião do Fórum e foi liderado pelo Irmão Jorge Luiz, SJ, apresentando o Dicionário do Pacto Educativo Global. O jesuíta é representante da RJE na Coordenação do PEG. Para o Irmão, “o Pacto quer ser mais um agente de mudanças, mudar nossas práticas, mudar aquilo que nós pensamos e acima de tudo gerar espaços educativos capazes de construir novos sonhos, novas práticas e reforçar nossos compromissos. É, portanto, mais que um dicionário, é o objetivo de transformação através da palavra”. O dicionário contou com participantes da RJE na redação dos verbetes e está disponível no link: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Dicionario-Pacto-Educativo-Global-2021.pdf

Outras ocasiões do Fórum lançaram olhar para o futuro. P. Sérgio Mariucci, Secretário para Educação da BR, apresentou o tema “Tendências da Educação no Pós-Pandemia e os desafios para a nossa missão”. Para ele, o modelo da formação docente incluiu, definitivamente, a gramática digital. A vivência remota e o ensino híbrido nos salvou no período de isolamento e nos abriu um horizonte de possibilidades. Mas, devemos cuidar da saúde mental. O afeto é imprescindível no processo de aprendizagem e, em nossos colégios, temos de levar a todos a uma relação com Deus, destaca Mariucci.

Os líderes analisaram a pesquisa sobre o processo de avaliação da RJE e redesenho da Estrutura Organizacional. Também foram apresentados os Projetos Bilíngue e Projeto de Mobilização de Recursos da BRA. “Visão sistêmica! Há convergência entre todas as visões e documentos, partilhou Denise Michels Ortiz, Diretora Acadêmica do Col. São Francisco Xavier (SP), em seu primeiro evento.

Ao término do Fórum, Ir Raimundo, SJ, Diretor da Rede Jesuíta de Educação lembrou que, embora a Rede possua apenas 7 anos, os últimos tempos pedem mudanças na estrutura. “Estamos dando um salto na educação que pede revisão. Que o Ano Inaciano conforte a todos nós! Sigamos juntos” animou o Irmão.