Project Description

“A PANDEMIA: UM DESAFIO E UMA GRANDE OPORTUNIDADE”

Duas mensagens de vídeo, relacionadas entre si, acabam de ser enviadas a todas as instituições de ensino vinculadas à Companhia de Jesus, expressando gratidão e encorajamento.

Numa primeira gravação, o Delegado do Padre Geral para a Educação Secundária e Pré-Secundária, Padre José Alberto Mesa, apresenta a mensagem do Padre Geral. Sublinhando o quanto a atual pandemia colocou os sistemas educacionais à prova, ele está satisfeito em ver que as escolas jesuítas fizeram todo o possível para continuar sua missão de treinamento. Ele nos convida a manter a confiança e a esperança, referindo-se às exortações do Papa Francisco, para fazer da pandemia de COVID-19 uma oportunidade de servir, na educação, o que a tradição inaciana nos transmite. 

Em primeiro lugar, o Padre Geral observa que, diante da surpresa causada pelo coronavírus, as instituições  souberam se adaptar à nova realidade e procuraram acompanhar as comunidades educativas em meio a pandemia.

Acima de tudo, ele reconhece a todos aqueles que souberam viver com generosidade esta transformação forçada; e isso inclui pais e alunos. Para o Padre Sosa, é importante oferecer serviços de qualidade e ao mesmo tempo cuidar do bem-estar das pessoas. A vocação do educador inaciano é acompanhar, encorajar, motivar, mesmo nas situações difíceis.

“Em nome da Companhia de Jesus, agradeço de coração tanto amor e entrega. Confio que o bom Deus, continue abençoando e acompanhando seus estudantes, suas famílias e comunidades”. Ele também se refere ao Papa Francisco que deseja que, paradoxalmente, a atual pandemia possa criar uma oportunidade para caminhar em direção a um futuro cheio de esperança, que pode contribuir para a fraternidade universal com convida o Santo Padre.

Texto adaptado. O original pode ser acessado em: https://www.jesuits.global/es/2020/10/23/la-pandemia-un-desafio-y-una-gran-oportunidad/