Project Description

Ano Inaciano é tema do 5º Concurso de Redação e Arte da RJE 

No próximo 20 de maio, a Companhia de Jesus dará início à celebração mundial do Ano Inaciano 2021-2022. Nesse dia, recorda-se os 500 anos que Inácio de Loyola foi gravemente ferido na perna por uma bala de canhão, enquanto defendia a fortaleza de Pamplona (Espanha) dos invasores franceses. Aquilo que, no início, foi vivido como uma derrota e um fracasso, era, na verdade, o seu renascimento, pois marcou o começo de um processo de conversão que o levaria a sonhos maiores, não mais centrados em si mesmo, mas em Deus. Essa experiência, esse intenso amor, ajudou-lhe a ver novas todas as coisas em Cristo (lema do Ano Inaciano), além de dar origem a uma espiritualidade que, ao longo dos séculos, tem facilitado a muitas pessoas o encontro com Deus.

Leia a edição especial do Em Companhia sobre os 500 anos da conversão de Inácio de LoyolaO 5º Concurso da RJE

Sobre o Concurso

A abertura do 5º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação será o principal projeto da RJE em engajamento com o Ano Inaciano. Adotando o lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”, o Pe. Geral nos motiva a realizar esta peregrinação espiritual, seguindo os passos de Inácio, para “sermos renovamos” pelo Senhor, através da vivência e promoção dos Exercícios Espirituais. A iniciativa ocorre desde 2016, pausada em 2020 por conta da pandemia, e é um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes. Muito mais que uma competição, o Concurso de Redação e Arte é um exercício de Aprendizagem Integral, pois a cada ano um novo tema é levantado para nortear as produções dos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização da competição. Veja este vídeo com o convite com antigos participantes sobre a edição de 2021.

O Ano Inaciano será uma comemoração mundial e há iniciativas em muitas esferas. Abaixo estão o calendário dos da Companhia de Jesus do Brasil e da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas de América Latina e do Caribe). O próximo evento será no dia 18 de maio, às 13h do horário de Brasília, transmissão via https://bit.ly/3vYoGwq

Clique e conheça a programação da Companhia de Jesus: https://bit.ly/3elaZSb