Project Description

Prevenção, conscientização e colaboração: atividade do 7º ano estimula a prática de valores

Como parte da Formação Integral do Colégio dos Jesuítas, as turmas do 7º ano/Fundamental são convidadas, durante o ano letivo, a desenvolver atividades que envolvem habilidades interpessoais e valores humanos. Nessa perspectiva, em um dos trabalhos propostos na disciplina “Estudo Dirigido”, a temática esteve relacionada à Cooperação e à Persistência, valores significativos para promover uma convivência compassiva e comprometida consigo mesmo e com o próximo.

Inicialmente, os estudantes recordaram o conto africano (lido e discutido anteriormente) que trabalha a essência de “Ubuntu” (“Eu sou porque nós somos”) e aprofundaram esse princípio, aplicando-o no contexto da pandemia, momento no qual muitos de nossos hábitos têm sido alterados para a realização de um bem comum: o cuidado com a saúde.

Os jovens trabalharam murais de artistas de rua como, por exemplo, Banksy e Eduardo Kobra, que, por meio de suas produções, homenagearam profissionais da saúde e vítimas da COVID-19. Também analisaram campanhas institucionais para conscientização sobre o uso de máscaras e mudanças nas logos de grandes empresas que retrataram o momento de pandemia e distanciamento social.

Concluindo a experiência por meio de uma atividade prática, que estimulou a criatividade, os estudantes criaram imagens e slogans que abordaram ações de prevenção, conscientização e/ou colaboração desenvolvidas, neste período de pandemia.