Voluntariado do Vieira faz campanha para construção de casa sustentável

Iniciativa de ex-aluno alinha-se à série de ações pautadas na Campanha da Fraternidade e nas Preferências Apostólicas

Um projeto especial de voluntariado ganha destaque este ano no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. O Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) e o Núcleo de Voluntariado da instituição abraçaram a iniciativa do atual estudante de arquitetura e ex-aluno da escola, Daniel Araújo. Ainda quando cursava a última série do Ensino Médio no Vieira, no ano passado, o estudante apresentou um projeto para a construção de uma casa sustentável, a ser destinada a uma família em situação de vulnerabilidade da periferia da capital baiana.

Imagem do projeto

“Sempre me senti impactado pelas questões que afetam o meio ambiente e foi no Vieira onde aprendi a discutir os problemas em geral da sociedade atual, bem como o que poderia fazer, como cidadão global, para mudar a realidade”, declarou o ex-aluno.A casa proposta por Daniel prevê sistema de reaproveitamento da água do banheiro e da chuva; energia limpa com uso de reservatório termossolar e lâmpadas de Moser, além de uma horta vertical para subsistência.

A obra deve ser construída, a partir de doações a serem recolhidas pelo SORPA e Núcleo de Voluntariado da escola. Depois de pronta, a casa será cedidapara uma família carente assistida pela Associação Criança e Família, que atua em uma comunidade de baixa renda na periferia de Salvador. Trata-se de uma das instituições filantrópicas que sempre recebem visitas de alunos do Vieira nas atividades de formação e voluntariado.

Fraternidade

“O Projeto Casa Sustentável acabou se alinhando perfeitamente com a Campanha da Fraternidade deste ano (“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”), inspirada na nossa Santa Dulce dos Pobres que, em vida, também sempre teve uma relação muito próxima com a nossa comunidade”, explicou o coordenador do SORPA, João Ramiro.Ele também destaca o fato da iniciativa estar de acordo com o previsto pelas Preferências Apostólicas, sobre caminhar junto aos pobres e acompanhar os jovens na busca por um sentido na vida.

A fase de arrecadação dos recursos, lançada durante a Quaresma, tem como público-alvo famílias vieirenses, professores e colaboradores em geral. O dinheiro será usado na compra de materiais. A escola ainda deve oferecer o apoio técnico de engenharia e mão de obra para a construção do imóvel. Quem quiser contribuir, deve entrar em contato com o SORPA/CAV: (71) 3328-9586 // (71) 33289528 ou pelo e-mail: sorpa.paulo@cav-ba.com.br

Fonte: Equipe de Comunicação do Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: