Project Description

Estudantes participam de formação sobre Cidadania Global em NY

As escolas e os colégios que formam a rede jesuíta ao redor do mundo promovem a formação de cidadãos globais para uma visão ampla da realidade e capazes de atuar de maneira ativa na sociedade. Com esse intuito, a RJE (Rede Jesuíta de Educação Básica), em parceria com a Universidade Jesuíta Fordham, em Nova York, nos Estados Unidos, desenvolveu o Programa de Intercâmbio Liderança e Desenvolvimento Global. A primeira edição aconteceu entre os dias 8 e 28 de julho, na sede da universidade americana e reuniu 16 estudantes das unidades da RJE.

As atividades do programa foram divididas em duas partes e cada uma aconteceu em um campus da Universidade Fordham: Rose Hill, no Bronx, e Lincoln Center, em Manhattan. Na primeira etapa, chamada de A Linguagem da Diplomacia, os intercambistas tiveram a possibilidade de investigar os desafios e as estratégias do desenvolvimento sustentável. Na segunda parte, nomeada de Cidadania Global, os estudantes refletiram sobre a importância de reconhecer as diferenças culturais nas relações internacionais, por meio de atividades práticas e excursões guiadas pela cidade de Nova York. O programa incluiu, ainda, uma visita à ONU (Organização da Nações Unidas) e a outros pontos da cidade, além de um dia de visita à Filadélfia.

Estudantes visitando a ONU.

Em frente ao The Metropolitan Museum of Art .

A aluna da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio São Luís, Amanda Neves, ressalta que os momentos vivenciados com os outros estudantes da RJE foram inesquecíveis. “Foi incrível ter a companhia de todos nessa viagem, pois quando nos juntamos representamos a rede e isso é maravilhoso. Com tudo isso, eu aprendi que para ser um cidadão global você não precisa de muito, basta fazer o bem, respeitar o outro. Eu vou levar para a minha vida os aprendizados dessa viagem e o sentimento de que eu posso ajudar o outro mesmo fazendo pequenas coisas, pois uma pequena ação pode mudar a vida de várias pessoas”, afirma.

O navio

Museu americano de história natural

A ponte do Brooklyn

The MET.

Estudantes em atividades na Universidade Jesuíta Fordham em NY.

Realizando apresentações.

Fernando Picoral, Gabriela Menegaz, Laura do Amaral e Maria Eduarda Toneto, estudantes do Ensino Médio do Colégio Anchieta, Porto Alegre (RS), contam como foi a experiência. Assista:

Certificados pela Universidade Jesuíta Fordham.