Project Description

Colégio Anchieta participa do III Congresso Internacional de Pedagogia em Portugal

Os desafios e as oportunidades da retroalimentação da prática docente foi a reflexão proposta pelo Colégio Anchieta no III Congresso Internacional de Pedagogia, que aconteceu de 10 a 12 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal. O Diretor Acadêmico, Dário Schneider, o Coordenador de Unidade de Ensino II, Cleiton Gretzler, e o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral, Marcio Longhi, representaram a instituição no evento cujo tema foi Educação em tempos incertos: o lugar do humanismo cristão e da Pedagogia da Companhia de Jesus.

Universidade Católica Portuguesa, em Braga, Portugal.

Representantes do Colégio Anchieta (RS)

O trabalho apresentado faz parte do Projeto Acompanhamento das Atividades Docentes, implantado no Anchieta a partir do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, da FLACSI. A iniciativa pretende resgatar os conceitos da Experiência Inaciana e (re)descobrir as pistas da intencionalidade e do sentido teórico e pragmático do substantivo“Experiência”, inspirando uma nova compreensão e transposição didático-pedagógica para a atualidade, na qual o acompanhamento-feedback tenha sentido e significado efetivo e afetivo no processo de ensino e aprendizagem. A reflexão proposta no congresso propôs identificar os desafios e as fortalezas do corpo docente, analisando os impactos da Retroalimentação, que tematiza os “gaps”, no intuito de gerar boas práticas de aprendizagem para todos os alunos. 

“A nossa participação foi uma excelente oportunidade de ampliar os horizontes da nossa missão comum, como jesuítas e leigos, para entender o que é a ‘universalidade’ e os diversos movimentos para alinhar os conceitos e princípios da Tradição à Inovação da Educação Jesuíta que caminha historicamente na perspectiva humanista, e, hoje, deseja se reinventar”, comemora Dário.

Fonte: Colégio Anchieta