Project Description

Colégio Santo Inácio Rio realiza evento sobre diálogo inter-religioso

O encontro foi promovido pelo ensino religioso do turno noturno da Unidade carioca.

Abrindo o mês de dezembro, no dia 02/12, o Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro reuniu cerca de 400 estudantes para o encontro chamado Diálogo Inter-religioso. A pergunta que constava no material de divulgação “O que você gostaria de saber sobre as religiões do mundo?” deu o tom do encontro.

O evento contou com as participações de representantes do cristianismo católico e evangélico, do judaísmo, do islamismo, do espiritismo e das religiões de matriz africana. A atividade proposta endossa o que apresenta o mais novo documento para o Apostolado Educativo da Companhia de Jesus, “Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI.”  que trata como primeiro identificador global de um colégio jesuíta: “o compromisso em ser católicos e em oferecer uma profunda formação na fé em diálogo com outras religiões e visões de mundo“.

Da esquerda para direita: Pastor Rolf Rieck (pastor luterano), Heloísa Gianelli (espírita kardecista), Valquíria Velasco (candomblecista), Antonio Marcos dos Santos (católico, mediador do diálogo), Fernando Luiz Celino (muçulmano), rabino Dario Bialer (judeu) e Padre Ponciano Petri (padre católico, jesuíta).

Para o professor de ensino religioso e idealizador do encontro, Antonio Marcos dos Santos, as práticas de intolerância religiosa, em grande parte, ocorrem por desconhecimento sobre as identidades religiosas, ou a compreensão preconceituosa destas. Conhecer as tradições religiosas a partir dos seus líderes e de seus membros faz com que a experiência de fé seja aprofundada e ressignificada. O professor acredita que ter um grupo religioso tão diverso, junto e dialogando com respeito e amizade, faz com que os estudantes reflitam da possibilidade de uma sociedade na qual todas as tradições possam conviver em paz e colaborando para um mundo mais fraterno.