Project Description

Educadores da Rede em nova formação 

Na terça-feira, 26/10, cerca de quarenta educadores das Unidades da RJE estiveram reunidos na formação sobre Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) – Linha de base. A atividade, realizada na parceria entre a RJE e a Federação Latino-Americana de Escolas da Companhia de Jesus (FLACSI), foi ministrada pela Profª. Marcela Román, com participação da Profª Mora Podestá, Diretora do SQGE. Foi o segundo momento formativo desse ano, o primeiro aconteceu em março de 2021.

Marcela apresentou objetivos e critérios específicos para a construção da Linha de Base, que pretende ser um direcionador para mensuração das aprendizagens alcançadas pelos estudantes e a qualificação do processo educativo. Na ocasião, Ir. Raimundo Barros, S.J, Diretor – Presidente da RJE, destacou que o sistema, diferente de outras ferramentas que há no mercado sobre o assunto, foi desenvolvido para que as escolas da Companhia de Jesus desenvolvam ciclos contínuos de melhora nas aprendizagens. O SQGE atua nos processos, mas o objetivo dele não é somente processual. Para o jesuíta, este é o grande diferencial e desafio que temos.

O Sistema

O SQGE, em seus fundamentos teóricos, tem três pilares principais: princípios inacianos e características, as contribuições da pesquisa sobre a eficácia da escola e a abordagem da qualidade como um fenômeno sistêmico.  O sistema disponibiliza aos centros educativos um instrumento de trabalho que permite avaliar os resultados e práticas institucionais, a partir de uma rede de referência partilhada, de forma a promover um ciclo permanente de avaliação, reflexão e aperfeiçoamento.

Saiba mais sobre o SQGE