Project Description

EFI: Uma experiência. Muitos significados.

O Encontro de Formação Integral, o EFI 2019, aconteceu de 27 de maio a 7 de junho com 60 estudantes da Rede Jesuíta de Educação, de diferentes regiões do Brasil, em Mar Grande, Bahia. O Encontro é orientado por grupos de educadores e monitores, este último grupo, é formado por antigos alunos das Unidades da RJE.

Veja o vídeo dos monitores convidando novos alunos para o EFI.

O evento, que é inspirado no colombiano Curso Taller Arrupe , foi bem acolhido pela comunidade educativa e está no seu 4º ano. O EFI tem como componente essencial, ser surpresa para os estudantes. Por isso, não são divulgados detalhes das atividades realizadas durante o período. Os participantes sabem que viverão dias inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, que terão atividades ligadas ao autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural.

Leia mais sobre o EFI aqui.

Segundo Marina, de 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio de Loyola, no Rio de Janeiro: “o mais incrível do evento é não saber o que vai acontecer, todas as dinâmicas são surpresas, isso faz o evento ser tão mágico”. Assista ao depoimento da participante:

O objetivo da Rede Jesuíta de Educação é proporcionar aos estudantes dias de conscientização e autoconhecimento. Em abril deste ano, em clima de preparação para o evento, Pedro Risaffi, secretário executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica, partilhou sobre as expectativas da RJE para a 4ª edição do Encontro. Relembre:

Juan Pablo, agente de Formação Cristã, que colaborou no 1º EFI e retornou para a 4º edição, considera exitosa a adaptação da proposta colombiana para o jeito brasileiro. 

Ser testemunha do que Deus faz na vida desses jovens da RJE é incrível! Quero dar graças a Deus e parabenizar aos colégios jesuítas do Brasil por ter acreditado nessa proposta colombiana e ter conseguido adaptar ao jeito brasileiro com tanto sucesso.

Que essa semente que ficou nos corações desses jovens possa crescer e dar fruto abundante nesse Brasil que precisa muito de lideranças inacianas.

Os depoimentos recebidos sobre todas edições do EFI têm algo em comum: estudantes e equipe consideram uma experiência profunda, divertida e capaz de promover laços de amizades inesquecíveis. Veja algumas fotos desta 4ª edição: