Project Description

Em parceria com a RJE, Unicap forma primeira turma no curso “Ética e Cuidado

Aconteceu, no mês de novembro, a primeira edição do curso “Ética e Cuidado na Proteção de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade”. Ofertado pela UNICAP, o curso teve como público-alvo jesuítas e leigos que atuam em diversas frentes apostólicas da Companhia de Jesus, no Brasil, e é parte da implementação da “Política de Proteção de Menores de Idade e Pessoas Vulneráveis”.

Foram 4 módulos à distância, nos quais os participantes acompanharam, semanalmente, aulas síncronas, e realizaram atividades assíncronas complementares.

Para o professor João Elton, da UNICAP, “o curso foi uma grande oportunidade para que os colaboradores de diversas partes do país pudessem se debruçar sobre a temática do cuidado. A riqueza das partilhas foi muito positiva, pois houve a possibilidade de troca e aprendizado mútuos. Essa sensibilização e construção de conhecimento coletivo proporcionou gerar subsídios e reflexões que contribuíram para a construção de um plano de ação, de modo que a teoria e a experiência possam ser efetivadas em atividades e iniciativas concretas que possam proteger as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e, também, fortalecer ainda mais a ética, o cuidado, a proteção e a reconciliação em todos os aspectos que compõem a missão da Companhia de Jesus no Brasil”.

Todas as Unidades da RJE foram representadas na capacitação pelas suas Comissões Permanentes do Cuidado, grupo responsável por garantir localmente o seguimento dos protocolos de prevenção e acompanhamento de eventuais denúncias.

A capacitação demarca o compromisso da Companhia de Jesus com o estabelecimento de uma cultura de cuidado e segurança em todas as suas ações e obras apostólicas.