Project Description

Estudantes do Colégio Diocesano são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes do Colégio Diocesano (Teresina, Piauí) que participaram da segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2019 saíram premiados da competição. As conquistas foram três medalhas de ouro, três medalhas de prata, uma medalha de bronze e três menções honrosas. A ONC se destina a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de fomentar o estudo de Ciências nas escolas públicas e privadas do Brasil.

O professor do Departamento de Ciências e Biologia, Wellington Santos, diz que os alunos obtiveram excelentes resultados na competição. “A maior gratificação do professor é saber que o estudante pode chegar tão longe com o trabalho realizado cotidianamente na escola”, ressalta Santos.

Os estudantes Guilherme Cronemberger Castelo Branco de Sampaio e Danielle Ágatha Costa Carvalho, respectivamente, medalhistas de prata e ouro na Olimpíada, contam que gostam de Ciências desde a infância. Como alunos da 3ª série do Ensino Médio, essas experiências impactam no modo de ver o futuro, já que a escolha profissional está tão perto. “Eu sempre quis cursar algo relacionado com a Biologia. Quero fazer faculdade de Medicina”, conta a estudante Danielle Ágatha.

Já Guilherme diz que seu interesse na área sempre foi pela sua curiosidade de entender como funcionam os sistemas. “Não pretendo fazer nenhum curso superior relacionado a Ciências da Natureza. Mas pretendo sempre escrever sobre temas que envolvam a área, como bom jornalista que pretendo ser”, ressalta o aluno.

O coordenador de Projetos Complementares, José Voste Júnior, conta que 2019 foi o primeiro ano de participação do Colégio Diocesano na ONC e os alunos já obtiveram resultados exitosos. “Recebemos esse resultado com bastante alegria. Nossos estudantes estão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios das Olimpíadas de Conhecimento Científico”, diz o coordenador. A solenidade de premiação dos estudantes será no dia 28 de novembro de 2019, às 18h30, na USP, São Paulo- SP.

1ª fileira (da esquerda para a direita): Marcos (ouro), Danielle (ouro) e Felipe (ouro) | 2ª fileira (da esquerda para a direita): José (prata), Giovanni (prata) e Guilherme (prata) | 3ª fileira (da esquerda para a direita): Lavoisier (bronze), Érica (menção honrosa), Pedro Deobald (menção honrosa) e Pedro de Castro (menção honrosa

Confira a lista dos alunos premiados:

MEDALHA DE OURO:

Danielle Agatha Costa Carvalho, 3ª série A;

Marcos Antônio da Silva Marques Terceiro, 3ª série A;

Felipe Alves Lopes, 3ª série B.

MEDALHA DE PRATA:

José Victor Campelo Leite, 1ª série C;

Giovanni Kurotaki, 2ª série B;

Guilherme Cronemberger Castelo Branco de Sampaio, 3ª série A.

MEDALHA DE BRONZE:

Lavoisier Assunção Martins Medrado, 2ª série B.

MENÇÃO HONROSA:

Pedro de Castro Matos, 2ª série C;

Pedro Deobald Militão dos Santos, 2ª série C;

Érica Marini Pedrazzani Monteiro Napoleão, 3ª série C.

Fonte: Colégio Diocesano