Project Description

Estudantes do Colégio São Francisco Xavier ganham concurso para visitar o Kennedy Space Center 

Imagine-se ganhando um concurso com a oportunidade de viajar para os EUA, mais precisamente ao coração do Programa Espacial dos Estados Unidos, o Kennedy Space Center, localizado na Flórida. Parece um sonho distante, mas os estudantes do Colégio São Francisco Xavier (SANFRA) Pedro Henrique Morette Procópio, Rafael Escudero Alves e Vinicius Santos Pacheco Pereira conquistaram esse prêmio.

O trio da 2ª série do Ensino Médio participou da competição promovida pelo programa bilíngue da International School e se destacaram entre os sete competidores do Colégio São Francisco Xavier e outros colégios, que participam do The Game Changers – programa voltado para o ensino médio.

Orientados pela professora Julia Vergiani Wigner, eles precisaram desenvolver um projeto com base nos conteúdos trabalhados no material, além de elaborar uma monografia, produzir um vídeo explicativo e realizar dez fotos do projeto, ambos em inglês. “Nós queríamos dar o nosso melhor, queríamos ganhar. Então estudamos bastante, aprendemos as técnicas e montamos tudo. Foi um aprendizado e desde o começo. Tínhamos a esperança e força de vontade de vencer”, diz Rafael Escudero.

Na hora do anúncio, realizado durante uma aula de biologia, Vinícius Pacheco disse que já imaginava receber a notícia, mas que não tinha a certeza de que eram eles os vencedores. “Além do outro grupo finalista, que também é da nossa turma, estávamos preocupados com outros colégios, pois não sabíamos o que eles estavam fazendo”.

O três se mostraram empolgados e ansiosos para as próximas etapas. Pedro Henrique Procópio, que afirmou destacou sua emoção ao ter a oportunidade de aprender fora do país. “A parte de robótica, visitar um programa espacial, viajar com meus amigos, conhecer um lugar novo, com outra proposta sem ser o turismo”, destacou. “Vai acrescentar muito para nós, tanto culturalmente quanto profissionalmente”, disse Vinícius.

Mariana Gaddi, coordenadora do programa bilíngue destaca a importância de experiências internacionais. Ela acredita que cursar fora do país proporciona todo um contato com diferentes culturas, pessoas com diferentes modos de pensar e com as mais variadas opiniões. “Eles estarão em uma empresa que é referência no mundo todo, vivenciando o dia a dia deles e tendo aulas com profissionais de destaque internacional”, diz a coordenadora. “Tudo o que acontece na vida acadêmica de nossos Xaverianos aqui no Sanfra tem, de fato, um propósito e que a dedicação deles nas aulas, trabalhos e projetos pode levá-los para onde eles quiserem ir, incluindo o Kennedy Space Center”, completou.

“Esse projeto é importante para a carreira que eles estão trilhando. É importante pro conhecimento de cultura, aprendizado e vivência. Poucos Xaverianos tem a chance de viver isso rotineiramente, é uma oportunidade única, que vai ajudá-los na questão acadêmica e também nas escolhas profissionais que virão pela frente”, disse Reinaldo Correa de Aquino Junior, Diretor Acadêmico do Colégio. “Lá eles vão ter a possibilidade de contato com as mais diversas áreas de conhecimento e isso vai fazer com que eles tenham a possibilidade de direcionar as carreiras que eles buscam para o futuro”, completou.

Reinaldo e Mariana acreditam que o feito eleva a marca do Colégio São Francisco Xavier, que procura sempre focar no trabalho em equipe, não necessariamente sendo os melhores do mundo, mas os melhores para o mundo.

“Aqui no Sanfra, nós temos a cultura de projetos, com aulas práticas, projetos interdisciplinares e as mostras abertas para os familiares. Participar de um concurso de âmbito nacional e vencer é um grande passo para mostrar que estamos no caminho certo, além de ser mais uma das formas de valorizarmos e reconhecermos todo o trabalho e esforço de nossos Xaverianos durante o ano letivo”, finalizou Gaddi.

Fonte: Colégio São Francisco Xavier