Project Description

Feira Literária do Diocesano homenageia Pedro Bandeira em sua 16ª edição

A 16ª Feira Literária do Colégio Diocesano – “Ler para Pensar e Construir” – homenageia o escritor brasileiro Pedro Bandeira, autor de obras infantojuvenis como “O dinossauro que fazia au-au” e a premiada “A droga da obediência”. O evento teve início na quinta-feira, 25/04, e seguiu até sábado, 27/04, envolvendo os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na abertura da Feira, foi lançado o Circuito Literário em Rede, plataforma virtual de leitura do Diocesano, que objetiva capacitar a comunidade educativa para o uso de ferramentas tecnológicas como suporte para os processos de leitura, ensino e aprendizagem. Também nesse momento inicial, foi possível assistir a um vídeo enviado pelo escritor Pedro Bandeira em agradecimento pela homenagem.

O evento conta com apresentações artísticas diversas dos nossos estudantes, como recitais, danças, musicais e dramatizações. Além disso, a programação conta com bate-papos com autores, lançamento de livro, oficinas, contação de histórias, teatro de bonecos, troca-troca de livros e a premiação dos estudantes participantes do Concurso Internacional de Redação de Cartas do Correios.

A Feira Literária tem como objetivo contribuir para formação integral dos estudantes a partir de reflexões sobre as obras literárias dos autores que são escolhidos a cada ano. Também busca auxiliar no desenvolvimento da oratória, estimulação da memória e da curiosidade, além de sensibilizar os estudantes quanto a valorização e a importância da literatura brasileira.

Segundo a coordenadora pedagógica do segmento de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Rosimar Feitosa, a Feira Literária tem ganhado proporções maiores nos últimos anos. “Ela é de grande importância no desenvolvimento da competência leitora: estimula a paixão pelos livros e a curiosidade sobre os autores que os alunos estudam durante o ano letivo”, afirma.

Circuito Literário em Rede

O Circuito Literário em Rede estará disponível em breve para pais, estudantes e responsáveis via Portal Moodle. Nele, é possível ter acesso à uma linha do tempo com pensadores que contribuíram para a literatura, sugestões de acervos literários gratuitos disponíveis na internet, informações sobre eventos de leitura, lista dos paradidáticos que estão sendo adotados durante o ano letivo e sugestões de obras. “A plataforma favorece as relações entre professores e alunos em relação a leitura. Ela não é voltada apenas para as leituras exigidas em sala de aula, mas sim de entretenimento”, ressalta a coordenadora.

Segundo a bibliotecária do Diocesano, Bruna Dayane, o diferencial do Circuito Literário em Rede é a autonomia dada aos estudantes. “Eles podem incluir livros que estão lendo ao acervo, sugerindo-os para seus amigos de turma ou de outras séries. Isso faz com que eles criem e ampliem seu próprio mapa de leitura. As atividades desenvolvidas irão fomentar a educação literária, ajudando não só a formarmos leitores, como também escritores que possam a contribuir para a sociedade”, ressalta a profissional.

Conheça o autor homenageado na Feira Literária deste ano!

Nascido em 9 de março de 1942, na cidade de Santos (SP), Pedro Bandeira de Luna Filho obteve grande sucesso já com a publicação de seu primeiro livro, a publicação infantil “O dinossauro que fazia au-au”. Mas foi com a obra “A droga da obediência”, direcionada para o público adolescente, que foi reconhecido nacionalmente: foram vendidos mais de um milhão e meio de exemplares.

Escritor de livros infantojuvenis, suas obras apresentam uma maneira singela e humorística para tratar de problemas sociais e, de certa forma, protestarem contra as injustiças resultantes do sistema político, além de apresentarem ainda uma posição bastante atualizada.