Resumo do 4.º e último dia do Congresso da RJE

Dia 5 de outubro de 2019

Após a oração da manhã, o último dia do 1.º Congresso da Rede Jesuíta de Educação / 6.º Congresso Inaciano de Educação no Brasil iniciou com a palestra do Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, Delegado de Educação da Conferência de Provinciais na América Latina e Caribe (CPAL), sobre A Companhia de Jesus e o Direito Universal a uma Educação de Qualidade.

O jesuíta apresentou a campanha da CPAL sobre o tema, a partir de um contexto de 263 milhões de crianças e adolescentes no mundo fora da escola e de 758 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever. Discorreu sobre importantes marcos de referência e apresentou um decálogo, que rege a campanha, de princípios básicos sobre a educação dos mais pobres: educação é um direito básico, um bem radical, um direito universal, um bem público, mira a equidade, busca ser integral, e da mais alta qualidade, para formar em valores, desenvolver competências e é um processo vitalício.

“É necessária uma conversão para transpor os limites operacionais, ir além dos muros e somar-se às entidades, da sociedade civil e das Igrejas, empenhadas nesta causa do direito universal à educação de qualidade para todos. Pessoas sensibilizadas e conscientizadas serão o apoio imprescindível para a instituição educativa se persuadir de que o tema da justiça educativa faz parte de sua agenda cotidiana”, disse Pe. Klein.

Durante a manhã, os estudantes do Colégio São Francisco Xavier (SP) e Colégio São Luís (SP), que constituíram uma equipe de imprensa para cobertura do Congresso, apresentaram um vídeo com suas perspectivas sobre o evento. Os estudantes também leram uma carta, escrita voluntariamente pelo grupo de cerca de 30 estudantes, por meio da qual agradeceram pelo convite à participação no Congresso e apresentaram seus anseios e compromissos com o trabalho em rede e a formação de cidadãos globais. Foi um momento importante de reconhecimento do quanto a presença deles enriqueceu o encontro e animou a todos, uma vez que eles são o motivo da dedicação e do trabalho. Leia aqui a carta na íntegra >>

Em uma fala de encerramento, Ir. Raimundo Barros, Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, mais uma vez agradeceu a Deus pelo encontro, à equipe organizadora e aos participantes. Destacou que o Congresso reafirma o compromisso de todos, enquanto rede, com uma educação de qualidade e com a cidadania global. “Agradecer é um movimento de alegria e que exige alteridade, reconhecimento e acima de tudo humildade para compreender que uma caminhada como essa só é possível se fizermos juntos. O nosso fazer só tem sentido se for em função do serviço aos demais”, disse ele.

Em seguida, houve uma apresentação sobre o novo curso de Pós-Graduação Cidadãos para o Mundo, da Faculdade Jesuíta (FAJE), por Pe. Elton Ribeiro, professor e diretor do Departamento de Filosofia da instituição. Enquanto os novos estudantes tiveram sua Aula Inaugural do curso, os demais participantes do Congresso reuniram-se nos Grupos de Partilha para conversar sobre os desafios, os aprendizados, as percepções do evento e os sentimentos para o retorno a cada unidade da RJE. O Congresso foi encerrado com uma Missa, presidida por Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, Secretário para Educação da Província.

Assista ao vídeo produzido pelos estudantes sobre o 1.º Congresso da RJE: https://youtu.be/d-Xdi8aK7eo

Compartilhe esta informação: