Project Description

Abertura do 1.º Congresso da Rede Jesuíta de Educação

Dia 2 de outubro de 2019

O 1.º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica / 6.º Congresso Inaciano de Educação iniciou nessa quarta-feira, 2 de outubro, reunindo no Colégio São Luís (SP) aproximadamente 380 educadores e estudantes das escolas jesuítas do país.

A Missa de abertura foi presidida por Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, Superior do Núcleo Apostólico São Paulo e Santa Rita do Sapucaí e Reitor do Colégio São Luís. O jesuíta deu as boas-vindas e ressaltou o valor do encontro entre representantes de escolas de todo o Brasil e da Província, da FLACSI e da Educate Magis. “Somos um só corpo, engajados no mesmo propósito e nossa linguagem comum é o serviço. Que Deus nos ilumine e nos dê graça para que o Congresso fortaleça a RJE, possibilite a partilha e nos ofereça a oportunidade de nos alegrarmos pela vocação de sermos educadores”, disse Pe. Contieri.

Ir. Eudson Ramos, Sócio do Provincial dos Jesuítas no Brasil, expressou a união da Província com a RJE para a realização do Congresso, destacando o compromisso para promover um trabalho integrado que reflita a missão como corpo apostólico. “Nossa unidade enquanto rede é a nossa maior riqueza”, ressaltou Ir. Eudson.

Ir. Raimundo Barros, Diretor-presidente da RJE, abriu o Congresso destacando o evento como uma oportunidade de celebração e também de agradecimento pelos 5 anos da RJE, pelos avanços no trabalho em conjunto. O diretor destacou, ainda, a publicação do Projeto Educativo Comum (PEC), um esforço coletivo para dar um rosto novo para a Educação da Companhia no Brasil.  

Pe. Mário Sündermann, SJ, atualmente Diretor-Geral do Colégio dos Jesuítas (MG), recebeu uma medalha de Mérito Inaciano como homenagem e agradecimento pela construção da RJE, fundada em 2014, como parte de sua missão como Delegado para Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil.

Pe. Mário compartilhou a homenagem com todos, destacando o trabalho conjunto e reforçou que a caminhada continue para que cada unidade educativa seja um Centro de Aprendizagem, “onde ensinar e aprender tenha sabor e significado, onde crianças e educadores amem educar e aprender”, finalizou Pe. Mário.

A programação seguiu com os Grupos de Partilha, um momento em que os educadores se reuniram em grupos menores para compartilhar as expectativas para o evento. Ao final do dia, houve uma confraternização com todos os participantes.

O Congresso acontecerá até o próximo sábado, 5 de outubro, com oficinas, palestras, mesas de reflexão e de partilha de experiências para aprofundamento de diferentes aspectos do tema Cidadania Global.

Veja fotos do primeiro dia do Congresso
Veja mais notícias sobre o I Congresso da RJE