Project Description

Currículo: desafios e práticas inovadoras em Educação para a Cidadania Global

Palestra do Prof. Fernando Reimers no 1.º Congresso da Rede Jesuíta de Educação

Dando continuidade à programação do 1.º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica / 6.º Congresso Inaciano de Educação, os presentes tiveram um momento de interação com o Prof. Fernando Reimers, docente da Fundação Ford de Prática em Educação Internacional e do Programa de Política de Educação Internacional da Universidade de Harvard.

Os participantes do evento tiveram como trabalho prévio ao congresso a tarefa de assistir à palestra gravada, com o tema Educar Integralmente no Século XXI, e enviar perguntas para serem respondidas em transmissão ao vivo com o Palestrante, diretamente de Harvard. Foi um momento que puderam interagir com o educador com perguntas sobre o tema currículo: desafios e práticas inovadoras em Educação para a Cidadania Global.

Entusiasta de alterações profundas na Educação, ele acredita que é necessário acabar com os modelos ultrapassados e conservadores das escolas para formar cidadãos globais, incluindo aulas sobre assuntos que compreendam temas mundiais e que possam fazer o estudante participar ativamente da transformação de seu futuro.

Para ele é necessário realizar atividades que levem os alunos a usar o que sabem para resolver problemas reais, buscando soluções criativas e colaborando com os outros. Os estudantes precisam aprender a ser criativos para gerenciar suas aprendizagens ao longo da vida e a ter propósitos que extrapolem seus interesses. Dessa maneira eles podem contribuir como membros da sociedade de que fazem parte e de todo o planeta, se tornando cidadãos globais.  

Veja mais notícias sobre o I Congresso da RJE