Project Description

Colégio dos Jesuítas e Loyola recebem novos Diretores Gerais

A comunidade da Rede Jesuíta de Educação Básica celebrou nos dias 25 e 27 de julho a chegada dos novos Diretores Gerais dos Colégios Jesuítas, em Juiz de Fora, e do Colégio Loyola, de Belo Horizonte. A decisão faz parte dos movimentos próprios de renovação das Equipes Diretivas das Unidades da RJE, necessários para mantermos a inovação e melhor vivência dos contextos que nos cercam. As cerimônias foram celebradas pelo Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre Mieczyslaw Smyda, SJ, e seguiram os protocolos exigidos pelas autoridades públicas locais, com higienização e obedecendo as regras de distanciamento.

Padre Mário Sündermann, SJ, assumiu a nova missão no Colégio Loyola, numa celebração reservada, realizada no Passo das Artes nesta terça-feira (28). No sábado ,25, ele havia se despedido do Colégio Jesuítas, o qual foi responsável pela direção geral por 2 anos, dando boas-vindas ao novo Diretor, Professor Edelves Rosa Luna. O Provincial destacou ainda a importância de Professor Edelves e Padre Mário poderem ajudar-se mutuamente, como companheiros na missão. “Que Deus nos dê muita força e muita paz neste caminho”, reforçou o jesuíta.   

Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre Mieczyslaw Smyda, SJ, presidindo a Celebração Eucarística.

Em suas primeiras palavras à comunidade escolar, Padre Mário destacou três ideias principais: “gratidão, convite e compromisso”: gratidão a todos que têm construído a história do Loyola; convite a uma liderança compartilhada, ao engajamento e à corresponsabilidade, desde o lugar que cada um ocupa na missão educativa do Colégio; compromisso com a tradição da proposta educativa inaciana e a identidade de um centro de aprendizagem da Companhia de Jesus.

Padre Mário Sündermann, SJ, novo Diretor Geral do Colégio Loyola.

“Convido-vos para que avancemos no engajamento ao PEC (Projeto Educativo Comum) e em suas múltiplas possibilidades pedagógicas, naquilo que nos provoca o SQGE, na leitura de contexto sobre o Magis que ainda poderá ser feito”, animou a comunidade. Destacando a proposta de ir além das eficientes entregas acadêmicas, sendo mais do que uma “prestação de serviço”, padre Mário abordou a consciência de quem busca um Colégio Jesuíta, onde tudo “converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica”. (PEC N40).

Profº Edelves Nunes Luna é o novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas.

Novo Diretor Geral do Colégio Jesuítas, Prof Edelves Nunes, partilhou: “Manifesto minha profunda alegria em retornar às fileiras educativas da Companhia de Jesus, servindo no Colégio dos Jesuítas. Favorecer a continuidade de uma educação que permita que o nosso centro de aprendizagem seja referência para toda a comunidade de Juiz de Fora e aprofundar o sentido de ser de um Colégio da Companhia de Jesus nos norteará nas ações cotidianas, testemunhando a tradição e inovação próprias dos colégios jesuítas. Conto com orações, apoio e ações dos nossos estudantes, seus familiares e toda a nossa comunidade educativa”, destacou o professor.

O Irmão Raimundo Barros, SJ, Diretor-Presidente da RJE, leu o documento do Provincial dos Jesuítas do Brasil, que nomeou o novo Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas.

Ir. Raimundo Barros, SJ,  Diretor-Presidente da RJE

Trajetórias

Padre Mário Sündermann é jesuíta, mestre em Educação e dedicou os últimos anos à Direção dos colégios Catarinense, em Florianópolis, e dos Jesuítas, em Juiz de Fora, além de ter coordenado a implantação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) como Delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil.

Professor Edelves tem experiência no Apostolado Educativo da Companhia de Jesus, trabalhou como professor e gestor no Colégio Loyola (RJE, em Belo Horizonte), como professor da Rede Pública Estadual de Ensino e como Secretário de Estado Adjunto de Educação de Minas Gerais. O educador também cursou o Mestrado Profissional em Gestão Escolar, desenvolvido em parceria pela RJE e a UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, instituição jesuíta com sede em São Leopoldo/RS.

Agradecimentos

Padre Mário agradeceu a confiança das famílias e também o trabalho do professor Juliano Oliveira. “Pelo generoso serviço prestado à frente do Colégio Loyola nos últimos anos”, desejamos “êxito na nova missão” confiada pela Companhia de Jesus, disse. Demonstrando também sua gratidão ao Colégio dos Jesuítas, o novo diretor destacou a parceria que deverá crescer entre as duas instituições.

O Profº Juliano Oliveira deixará o cargo de Diretor Geral do Colégio Loyola e se integrará à equipe do Escritório Central da RJE como Assessor Pedagógico e Coordenador do SQGE no Brasil.

Professor Juliano Oliveira  fará parte do Escritório Central da RJE como Assessor Pedagógico e Coordenador do SQGE no Brasil

Fontes: Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas e do Colégio dos Jesuítas