Project Description

Pe. Luiz Fernando Klein comenta o Pacto Educativo Global

Dia 15 de outubro, o Papa Francisco convidou todas as pessoas do mundo a assinarem o Pacto Educativo Global para criar uma aliança educativa e construir a aldeia global da educação. Mas como os colégios jesuítas podem refletir e vivenciar este pacto? Delegado para Educação da CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe), Pe. Luiz Fernando Klein, comenta a inciativa do Papa.   

Pe. Luiz Fernando Klein

Segundo publicação da CPAL, através desta mensagem, o Santo Padre propõe um compromisso por um pacto educativo global. Não propõe uma ação educativa, tampouco convida a elaborar um programa, mas concentra-se num pacto, em uma aliança educativa. A escolha das palavras revela muito do estilo com o qual o Papa convida a executar tal tarefa: para que possa haver um pacto, de fato, deve haver duas ou mais pessoas diferentes que se comprometam por uma causa comum.

Pe Klein, partilha que a iniciativa decorre da preocupação com as trágicas consequências que o modelo individualista de desenvolvimento vem causando às populações e ao meio ambiente. A mudança necessária só pode ocorrer através da educação, o “antídoto do individualismo” e “fator de esperança”.

O vídeo resumo com o discurso do Papa destaca que educar é um ato de amor. “A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração”. Assista:

Os 7 passos proposto pelo Papa Francisco

Pe. Luiz Fernando Klein relembra os passos listados por Papa Francisco: 1) Coragem para colocar a pessoa no centro do processo educativo, 2) Ouvir as crianças, os adolescentes e os jovens, 3) Fomentar a participação educativa de meninas e mulheres jovens, 4) Considerar a família como a primeira e indispensável educadora, 5) Educar e educar-nos para acolher os vulneráveis e marginalizados, 6) Estudar formas de economia, política, crescimento e progresso que preservem o homem e a ecologia e 7) Proteger e cultivar nossa casa comum.

Acompanhe pelo site da CPAL

O site da CPAL (www.jesuitas.lat) abriu uma janela para informações e intercâmbio sobre o Pacto Educativo. Na página, é possível baixar o documento tirulado Instrumentum labori. 

Fontes:   https://jesuitas.lat/ e https://www.vaticannews.va/pt/