Project Description

Sínodo para a Amazônia 

O encontro acontece em Roma, de 6 a 27 de outubro de 2019, tendo como tema “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. 

O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia, que hoje contempla 9 países diferentes e soma mais de 30 milhões de habitantes. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.” A partir destas perspectivas, este Sínodo Especial tem como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

  • CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças;
  • RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais;
  • CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente;
  • DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais.

Estes e muitos outros temas serão abordados por este Sínodo que já está em curso e tem seu ponto mais alto em outubro de 2019, durante os dias 06 a 27, na cidade do Vaticano. “A confiança numa nova atitude em relação à Criação vem dos movimentos juvenis”, afirma Francisco. 

A QUESTÃO AMAZÔNICA  E A RJE

Em abril de 2019, aconteceu o 4º Encontro das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação Básica. A questão amazônica foi um dos assuntos da formação e, por isso, contou com as participações do Pe. Alfredo Ferro Medina, SJ, coordenador do Serviço Jesuíta para a Pan-Amazônia, e do Pe David Romero, SJ, delegado dos Jesuítas na Preferência Amazônica. Os padres atualizaram os participantes quanto as iniciativas que são realizadas em toda área e encorajaram a todas e todos a abraçarem a causa. Na ocasião, gravamos mensagens que nos animam e nos ajudam a entender melhor o contexto! Relembre:

Fontes: Magis Brasil / Vaticano / REPAM