Project Description

ONU INTERCOLEGIAL

Formar cidadãos globais, que pensam soluções inovadoras e criativas para o mundo, é um dos compromissos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). A ONU Intercolegial é um dos projetos que reverberam essa missão. Por meio de atividades realizadas nos colégios, e também entre as instituições da RJE, a ONU Intercolegial traz à berlinda discussões atuais e problematizações importantes no afã de preparar as juventudes para um olhar descentralizado, fraterno e socialmente justo.

Ao longo do ano, os estudantes que integram o projeto participam de simulações em seus colégios, protagonizando momentos de reflexão e propondo alternativas vinculantes entre pessoas, grupos e nações. A ONU Intercolegial é uma experiência que potencializada a autonomia responsável e desenvolve habilidades como a oralidade, a argumentação e a solidariedade.

Em setembro de 2018, a RJE organizou a I ONU Intercolegial, realizada no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, estudantes de 13 colégios estiveram envolvidos em pautas que fazem parte da agenda da Organização das Nações Unidas, evidenciando a preocupação da RJE com uma educação que esteja integrada à realidade e aos dilemas contemporâneos.