Project Description

Webinars da RJE tratam sobre Lideranças e Comunicação

Na segunda quinzena de agosto, duas formações movimentaram  os educadores da RJE. Facilitadas pela professora Irene Reis dos Santos, da CORE (Comunidade Reinventando a Educação), as formações virtuais foram divididas em duas temáticas:  no dia 18 de agosto, aconteceu  “Liderança Reinventada: contexto inaciano” direcionada às equipes diretivas e, em 27 de agosto, “Comunicação Reinventada: contexto inaciano” direcionado às lideranças intermediárias e equipes pedagógicas, reunindo cerca 360 participantes.

Parte das equipes diretivas reunida no webinar.

Mediadora do primeiro webinar, Angélica Engel, Coordenadora da Formação Cristã do Colégio Anchieta -RJ, partilhou: “Foi uma experiência provocativa, baseada na reflexão sobre a prática. Irene destacou a importância do cuidado de si, da qualidade de vida e de formar comunidades de aprendizagem. Não trouxe definições, mas um olhar reinventado sobre a liderança, partindo do pressuposto de que é impossível progredir sem mudança”.

Comunicação não-violenta (CNV)  

A CNV foi tema central do segundo webinar que reuniu centenas de educadores da RJE.  Teve como objetivo a experimentação de práticas que possam ser multiplicadas com os colaboradores das equipes, para desenvolver comunicação assertiva e amorosa, que responda ao cenário de conflito, atendendo às necessidades observadas e traduzidas em pedidos.

A mediação foi feita pelo Prof. Alessandro Quadrado, Orientador de aprendizagem do 9º ano do Colégio Medianeira (PR), que começou o encontro dizendo: “O clima escolar é ligado, necessariamente, ao zelo”. Os princípios, práticas e materiais sobre Comunicação Não-Violenta foram recebidos com interesse e bom humor pelos participantes. A gravação do webinar pode ser vista na íntegra em nosso canal do Youtube.  

Mais de 20 webinars foram realizadas pela RJE na intenção de formar, acolher e promover trocas entre as comunidades educativas da Rede e alguns desses momentos formativos estão disponíveis nesta playlist no Youtube.